Nutricionista responde: 5 perguntas sobre ganho de peso saudável

Nutricionista responde: 5 perguntas sobre ganho de peso saudável

Você quer ganhar peso e não sabe muito bem como fazer isso de forma saudável e consistente? 

Além de incluir no seu dia a dia o uso de suplementos para engordar (aliás, falaremos disso na primeira pergunta – ganhar peso é diferente de engordar, ok? Os suplementos auxiliam no ganho de peso, não no ganho de gordura), o que mais pode ser feito em relação à alimentação e treino?

Nossa nutricionista, doutora Grazy Alcântara, respondeu a cinco perguntas sobre ganho saudável de peso e quais são as melhores alternativas para este fim. Confira!

1) Eu quero engordar, não emagrecer. Mesmo assim devo praticar exercícios?

Na verdade você deve dizer que quer ganhar peso, e não engordar. São duas coisas bem diferentes. 

Ao engordar, você estará ganhando gorduras, o que provavelmente não é a meta. Já ao ganhar peso, você estará construindo massa muscular.

Com toda certeza o treinamento de força precisa estar presente na sua rotina, juntamente com uma dieta hipercalórica bem planejada. 

Treinos de musculação com cargas fazem com que o trabalho de hipertrofia (ganho de massa muscular) seja muito efetivo. Porém, nesse caso, os treinos funcionais e cardiovasculares devem ser evitados ou reduzidos. 

2) Eu posso comer todos os tipos de gorduras?

Não. Opte sempre por gorduras que irão trazer benefícios, como por exemplo as gorduras insaturadas, encontradas em alimentos como o abacate, oleaginosas, peixes, azeite e sementes. 

Essas gorduras melhoram  os níveis de colesterol, aumentando o HDL e reduzindo o LDL, e são fundamentais para o transporte de hormônios. 

As gorduras saturadas que são de origem animal  como as carnes vermelhas e derivados de leite  por exemplo, devem ser incluídas na dieta, porém é necessário o consumo em menor quantidade, pois o excesso pode trazer riscos como aumento de colesterol e doenças cardíacas. 

EVITE as gorduras trans, que são gorduras produzidas artificialmente através da hidrogenação, pois não trazem nenhum benefício. Elas são encontradas em produtos industrializados como: bolachas recheadas, nuggets, sorvete, margarina, entre outros.

3) Existe alguma coisa que eu não devo incluir no cardápio para ganhar peso?

O cardápio para quem quer ganhar peso é um cardápio com poucas restrições, pois é um cardápio hipercalórico, ou seja, ele contém mais calorias.

Muitas vezes, até mesmo refeições livres como pizzas ou doces, de forma bem pontual e estratégica, são permitidas. 

Essas calorias entram como uma reserva energética, desde que o indivíduo esteja treinando força com alto gasto calórico. Importante tentar não consumir alimentos ultraprocessados, que trarão apenas calorias vazias e nenhum tipo de benefício ao organismo. 

4) O que eu preciso incluir nas minhas refeições para ganhar peso?

Inclua todos os macronutrientes: proteínas, carboidratos e gorduras, de forma estratégica e pontual para cada momento do seu dia.

Lembre-se, o seu saldo positivo vem de um dia inteiro com refeições bem planejadas, e não apenas de pré e pós treino. 

Existe um cálculo para isso, incluindo seu gasto calórico em repouso com seu gasto calórico extra (treino)  e consumo de alimentos termogênicos, altura, peso, objetivo. Para isso procure sempre a ajuda de um bom profissional nutricionista. 

5) É verdade que devo fazer refeições sempre em grande quantidade?

Não necessariamente. Desde que no final do seu dia o consumo de calorias esteja dentro de um plano específico para hipertrofia ou seja hipercalórico, você pode fazer refeições em porções menores, porém mais vezes ao dia. 

Tudo vai depender muito da sua rotina e de como você vai conseguir ingerir as calorias diárias. Muitas vezes, consumir menos refeições em maiores quantidades pode ser uma boa estratégia, mas isso realmente vai depender de cada indivíduo.

 

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