Prancha lateral: saiba mais sobre esse exercício poderoso para definir o abdômen

Prancha lateral: saiba mais sobre esse exercício poderoso para definir o abdômen

A prancha é um dos exercícios mais potentes que existem. Quem já fez, sabe o que significa a conhecida frase “quem diz que um minuto passa rápido nunca fez prancha”. 

De execução simples e utilizando apenas o peso do próprio corpo, a prancha mobiliza uma série de músculos do corpo, por isso é tão completa. 

Ele é de fato desafiador. Justamente por isso é que a frase acima realmente faz sentido. Em poucos segundos, o exercício é capaz de realizar um trabalho intenso no corpo. 

A prancha tem variações, como a prancha lateral. Se você busca fortalecer a musculatura abdominal e, de quebra, tornear e tonificar os braços, essa é uma opção excelente. 

Trabalhando profundamente a musculatura

Com a pandemia e suas consequências em relação à mobilidade, seja por conta do home office, seja por não podermos circular como antes, tornou-se ainda mais necessário fortalecer a postura, evitando ou aliviando dores nas costas. 

Para esse fim, a prancha lateral também é uma ótima escolha. Por ser um exercício isométrico (que promove a contração muscular sem que haja a realização de movimentos) e que movimenta o core, atua em profundidade na musculatura responsável pela postura. 

O core é um grupo muscular que não costuma ser ativado na maioria das vezes, e que é extremamente importante. Músculos mais fortes, melhora na postura, menos dores nas costas. 

E tem mais uma vantagem: realizar a prancha lateral todos os dias garante uma queima calórica até quando você estiver parado. Isso ajudará a potencializar os efeitos dos suplementos para queimar gordura, como os termogênicos. 

Dicas de como fazer a prancha lateral

É muito importante seguir algumas recomendações e evitar erros comuns, que podem causar dores e até lesões. 

  • Respeite seu corpo. Comece com poucos segundos e vá avançando progressivamente. 
  • Mantenha o corpo reto e alinhado. Além de evitar dores, é a forma correta de executar e permite que o corpo fique adequadamente equilibrado. 
  • Se o corpo começar a curvar para frente ou para trás, finalize o exercício, mesmo que tenha durado poucos segundos. Forçar o corpo pode causar lesões. 

 

E você, costuma fazer prancha no dia a dia? Já experimentou os benefícios da prancha lateral? 

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