3 coisas que a quarentena faz com os seus músculos

3 coisas que a quarentena faz com os seus músculos

A quarentena, medida de distanciamento social adotada para conter a disseminação do coronavírus, mudou a vida e a rotina de muita gente. 

As pessoas passaram a ficar mais tempo dentro de casa, realizando atividades que antes eram feitas fora do ambiente residencial. Estudo, trabalho, academia, compras, passeios, entretenimento: tudo passou a acontecer na tela do computador ou do celular. 

Tudo isso resultou em menos tempo de movimentação do corpo e mais tempo sentado ou deitado. Essa restrição de mobilidade causa alguns efeitos no organismo, e os músculos são bastante afetados. 

Mas como a quarentena afeta os músculos, afinal?

1) Mais alimentos, mais calorias

Com a chegada da pandemia e mais tempo em casa, muitas pessoas passaram a ingerir mais alimentos – e não estamos falando apenas de comida calórica e gordurosa. 

Se há mais calorias sendo ingeridas e menos gasto delas, o tecido adiposo começa a se expandir sobre os músculos. 

2) Meses para ganhar, três dias para começar a perder

Caso não seja estimulada com exercícios, nossa musculatura começa a sofrer mudanças fisiológicas após três dias. 

O corpo tenta poupar energia e, com isso, a musculatura começa a perder força e resistência. Os resultados dessa perda de massa são percebidos após 15 dias, aproximadamente. 

3) Retorno ao sedentarismo

Mesmo com anos e anos de treino e cuidados com o corpo, há riscos. 

Se o indivíduo permanecer mais de cinco meses sem realizar nenhuma atividade física e mergulhado na rotina da quarentena (da cadeira para o sofá, do sofá para a cama), todo o trabalho físico pode ser perdido, segundo diversos especialistas. 

Como recuperar os músculos na pandemia? 

A primeira e mais importante dica é: não pare de se exercitar! Existem diversos treinos, de níveis iniciantes a avançados, que podem ser executados em casa

Mesmo com as academias fechadas ou com acesso restrito, é possível seguir uma boa rotina de treinos. 

Outra dica é manter um cuidado especial com a alimentação, pois o corpo se movimenta menos para outras atividades além dos treinos. Beba bastante água!

Durma bem. Uma boa noite de sono é essencial para a recuperação muscular e para a saúde do organismo.

Não esqueça das proteínas! Uma boa ingestão de proteínas potencializa o ganho e a manutenção muscular. 

Além de incluir alimentos proteicos no cardápio, o uso de suplementos para ganhar massa muscular é essencial para alcançar e manter os melhores resultados. 

E você, como tem cuidado do corpo na quarentena? Está conseguindo manter a rotina de treinos e de dieta? 

 

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