5 benefícios da musculação para quem tem mais de 50 anos

5 benefícios da musculação para quem tem mais de 50 anos

Se você já treina há algum tempo, certamente sabe da importância de manter a musculatura fortalecida. E é primordial lembrar que os exercícios voltados para a construção da massa magra vão para além da estética. 

A massa muscular é fator determinante para a força corporal, por exemplo. As atividades que realizamos diariamente dependem da qualidade da nossa musculatura – isso envolve agilidade, flexibilidade e elasticidade.

Ter a massa magra em dia vai se tornando cada vez mais importante com o passar dos anos de vida. Isso porque há um processo natural em nosso corpo – a sarcopenia – que consiste na perda muscular progressiva conforme vamos envelhecendo. 

A sarcopenia vai, progressivamente, reduzindo a amplitude de movimentos, podendo chegar até o ponto em que a pessoa depende de ajuda para realizar ações básicas, como andar, tomar banho e levantar da cama. 

Os suplementos para ganhar massa muscular também são grandes aliados e devem ser consumidos sob orientação do geriatra ou clínico geral.  

Conheça abaixo 5 (dos muitos) benefícios da musculação para quem tem mais de 50 anos!

Mais resistência a fraturas e lesões

Mais massa magra em uma região do corpo significa mais resistência a lesões, impactos e fraturas. 

Por isso é tão essencial trabalhar uma grande variedade de grupos musculares, fortificando o corpo todo. 

Fortalecimento dos ossos

Ainda dentro do tema de prevenção a fraturas, a musculação tem um papel chave: fortalecer os ossos e afastar a osteoporose. 

O que ocorre é que a tensão sobre os ossos durante a prática de exercícios ajuda a aumentar a densidade óssea e fortalecer as cartilagens. 

Melhora na postura

Quanto mais relaxados estão os músculos das nossas costas e abdômen, mais curvados ficamos, certo? Agora imagine isso como estado natural da musculatura enfraquecida. Fica difícil manter o alinhamento. 

Como resultado, há uma acentuação na curvatura da coluna vertebral. Portanto, músculos mais firmes, postura mais ereta. 

Melhora nas dores nas costas

Ainda falando das costas, as dores na região são uma reclamação bastante recorrente entre os indivíduos da terceira idade. 

Isso acontece pelo mesmo motivo explicado acima: a musculatura enfraquecida. É muito importante estimular a massa muscular da região lombar e abdominal como medida de diminuição das dores e desconfortos. 

Protege o coração

A prática de exercícios físicos ajuda a fortalecer o sistema cardiovascular. Além de controlar a pressão arterial, ajuda na perda de peso e melhora o condicionamento físico. Coração mais forte, mais longevidade. 

Envelhecer de forma saudável e totalmente ativa é possível e é muito importante. Um corpo mais saudável na terceira idade significa mais autonomia e mais qualidade de vida. 

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