Lipólise: como estimular a queima da gordura corporal?

Lipólise: como estimular a queima da gordura corporal?

Quando o assunto é emagrecimento, o termo que mais costuma ser associado é a queima de gordura. Mas afinal, o que é a queima de gordura corporal? 

Esse processo é chamado de lipólise, e ocorre principalmente durante os treinos e atividades físicas. Isso acontece porque os ácidos graxos, obtidos a partir da gordura, funcionam como “combustível”, fonte de energia para o corpo. 

Consumo de gordura X queima de gordura

Quando o consumo de gordura na alimentação é maior do que a quantidade de gordura eliminada na lipólise, o corpo começa a armazenar esse excedente. É aí que começa o ganho de peso e a subida do ponteiro da balança. 

Em linhas gerais, quando praticamos atividades físicas, os ácidos graxos que falamos acima são as fontes preferenciais do corpo para obter energia. 

Esses ácidos graxos, por sua vez, formam os lipídeos. A lipólise, é, portanto, a quebra desses lipídeos, resultando nos ácidos graxos que se tornarão o combustível. 

Além disso, outro processo importante é a capacidade de oxidação desses ácidos graxos. Com todo esse processo realizado, há então a queima de gordura. 

Exercícios de baixa e média intensidade e longa duração podem aumentar em até 10 vezes a oxidação e, consequentemente, a queima das gorduras. 

Como estimular a queima de gordura? 

Dá para estimular a queima de gordura corporal? A resposta é sim. Veja como:

  • Redução do consumo de alimentos ultraprocessados. Estes alimentos são muito ricos em gordura saturada, além de açúcares e sódio. São verdadeiras bombas calóricas e pobres em nutrientes;
  • Uso de suplementos para queimar gordura, como termogênicos e outros. O uso dos suplementos potencializa o resultado de uma alimentação equilibrada e da rotina de treinos;
  • Inclusão de gorduras boas – as chamadas gorduras insaturadas – na alimentação, como linhaça, abacate, castanhas, peixes, óleo de coco, entre outras fontes, mas com consumo equilibrado;
  • Uma boa rotina de exercícios físicos, que inclua treinos de baixa e média intensidade.

 

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